-
Arquitetos: Rocco Arquitetos
- Área: 188 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Manuel Sá
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa das tesouras foi o resultado de uma reforma em uma pequena residência de campo no interior de São Paulo com orçamento bastante enxuto. As principais demandas dos clientes, eram ter um espaço mais aberto e amplo e o desejo de contar com 3 suítes na casa - originalmente eram 3 dormitórios, mas apenas uma suíte.
A planta original já separava o programa em dois volumes distintos e separados pelo hall de entrada e um pátio interno. De um lado, as áreas comuns e do outro os dormitórios. No retângulo ocupado pelos dormitórios, as modificações foram mais simples, um dormitório cedeu espaço para se fazer um banheiro, o banheiro comum foi transformado em lavabo e uma pequena faixa do pátio foi utilizada para a construção de um novo banheiro para a terceira suíte (esse foi o único aumento no perímetro da construção).
Do outro lado, a transformação foi mais extensa. Originalmente a planta era dividida em sala, cozinha, varanda e uma pequena sala de jogos. A solução pensada foi a demolição de todas as alvenarias internas incorporando a varanda ao espaço da sala e criando um espaço único para o estar, jantar e cozinha. A cozinha ocupou uma das extremidades e teve sua área ampliada permitindo a instalação de uma churrasqueira a gás. Na outra extremidade foi desenhada uma lareira que também serviu de suporte para televisão. No centro do ambiente, a mesa de jantar.
Como a casa tinha laje de cobertura, além de um telhado de uma água, seria necessário a readequação estrutural das vigas de apoio da laje que descansava sobre vigas e pilares embutidos nas alvenarias internas. Analisando-se a estrutura de apoio do telhado, percebeu-se que o mesmo era suportado por 3 grandes tesouras de madeira apoiadas somente nas paredes externas. A solução encontrada uniu o útil ao agradável! Se por um lado a demolição da laje resolvia as questões estruturais, por outro aumentava sensivelmente o pé-direito do ambiente e deixava à mostra as belas tesouras de madeira. Uma grande abertura foi deixada para o jardim com portas de correr que se escondem por trás de uma parede de dry-wall.
Por fim, foi anexado ao projeto uma estrutura com deck de madeira do lado oposto, servindo tanto como ligação direta da sala com os dormitórios, como de varanda descoberta.